Exorcismo, Possessões e Doenças Mentais... Seria tudo a mesma coisa?

19:31:00 Fabiano L. Lemos 0 Comments





Exorcismo, Possessões e Doenças Mentais... Seria tudo a mesma coisa?

A síndrome de Tourette ou síndrome de la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afectadas é do sexo masculino. A síndrome de Tourette (ST) é uma patologia de comprometimento psicossocial que acarreta alterações significativas na vida dos seus portadores e respectivos familiares. A doença foi descrita pela primeira vez em 1825, pelo médico francês Jean Itard. Mais tarde, em 1885, Gilles de la Tourette publicou um relato de nove casos da doença, que denominou maladie des tics convulsifs avec coprolalie ("doença dos tiques convulsivos com coprolalia"). Posteriormente a doença foi renomeada "doença de Gilles de la Tourette", por Charcot, o influente diretor da Salpêtrière. Os tiques podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça - no rosto, como caretas repetidas, e na cabeça como um todo, como movimentos bruscos, repetidos, de lado a lado etc
Esta é entre muitas doenças, a que chamou mais a atenção de religiosos que a "confundiram" com possessões demoníacas, e apartir dai, muitos exorcismos foram feitos e nada adiantou, pois faltou o demonio na história. A nossa sociedade dita evoluida, ainda se arrasta (longe de engatinhar) pelas veredas incompreendidas das doenças mentais, e esta incompreensão, levou a morte, a lutas contra demonios fictícios e a toda sorte de situações misticas, pessoas que precisavam de atendimento médico especializado. Doenças mais conhecidas como: Transtorno dissociativo de personalidade (identidade) (TDP ou TDI),
Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL) ou Borderline, Esquizofrenia, Desregulagem Emocional
Se tornaram verdadeira festa nas mãos de espertos ou ignorantes que as transformaram em acessos demoníacos com o intúito de gerar medo ou apenas para expandir a ignorância. Pessoas com terríveis "tiques nervosos" já foram considerados como acessados por entidades malígnas e não receberam atenção devida, gerando incríveis problemas para eles, seus familiares e amigos. Muitos perderam seus empregos, ou nem ao menos o conseguiram por conta disso. No passado, uma pessoa que tivesse convulsões, poderiam estar associadas a espíritos do mal. Hoje sabemos os varios tipos de convulsões, e sabemos também que são doenças a serem tratadas e não exorcisadas, tais como: Síndrome de Lennox-Gastaut, Crises de ausência, Convulsão mioclônica, Convulsão Tônico-Clônica, Síndrome de West, todas elas são Epilepsias. Baseado nisso, pergunto até quando teremos que ver ou saber de absurdos ignorantes religiosos, ou talvez deva dizer, arrogante, que usará o doente como sua ferramenta de uso para seu show particular, ignorando as necessidades humanas? Pessoas com "tiques" não é engraçado, pessoas com convulsões, muito menos, infelizmente nossos comediantes não vêem assim, os religiosos se utilizam disso.
Estaremos ficando tão cegos e desesperados que ignoramos a lógica em função de algo que se encaixa dentro do misticismo? Talvez devamos retornar a idade média, onde se orava por uma simples dor de barriga e se impedia de fazer um chá (fartamente usado hoje) porque era bruxaria. Parece que em alguns pontos de nossa sociedade, a idade das trevas está em pleno auge. Se tem cancer, AIDS, aneurisma, ou outra doença qualquer, "não precisa de médico, reze, ore bastante que ficará curado, mas se não ficar, é porque não teve fé suficiente". Lembrem-se antes de tudo, que não estou ignorando o poder psicológico que a oração possa ter no indivíduo, mas não vou aceitar como ferramente para elucidar casos patológicos. Não podemos fazer confusão do que é científico, das doenças patológicas, doenças psicossomáticas, doenças mentais, daquilo que não se pode medir, pesar, ou tratar de maneira lógica, como entidades, demonios e fantasmas. É curioso ver que cada um tenta validar sua crença, assim como para muitos ufólogos, qualquer coisa no céu é um disco-voador, para aqueles que vivem do misticismo, até uma infecção bacteriana ou um fungo, pode ser atividade demoníaca... Temos antes de tudo, que ter cuidado, pois não se está brincando com situações virtuais, e sim, com a vida humana. Devemos saber separar as coisas, pois muitas vidas foram perdidas pela estupidez e a ignorância, isso se não for esperteza, de alguns aproveitadores que se julgam porta-vozes de Deus.
Muitas são as doenças que se parecem, ou melhor, foram transformadas em possessões demoníacas, e nunca tratadas, debilitando a pessoa até a sua morte. Talvez aqueles esquizofrênicos (com transtono bipolar, psicose maníaco-depressiva, delírios, alucinações, etc ), seja alguém cujo demonio esteja usando para nada, se assim fosse, bastaria que se fizesse exorcismos e tudo estaria bem, acabaríamos com hospitais psiquiátricos e teríamos hospitais religiosos... Mas pensemos então sobre isso, como saber se quem está vendo algo que ninguém mais vê, é esquizofrênico ou medium? Sabe como fazer? O esquizofrênico, entra numa fase diferenciada de sua mente, os pulsos eletronicos desarmonizam e abrem partes antes dormentes, e o "doente", vive em dois ou mais mundos, mas podemos dizer que todos são, de certa forma reais. O medium depende de uma série organizada e regrada de "talvez" as mesmas desarmonias que o permitem ver por alguns períodos o que o esquizofrênico vê de forma integral. Lógico, que não é tão fácil assim, o esquizofrênico pode ferir alguém ou a si mesmo, pois pode ser guiado por suas visões ou pelas vozes que ouve... Por mais estranhas que sejam, são suas vozes internas e não demoníacas. Isso funciona com dupla ou múltipla personalidade... A mente é um universo fantástico cujo não arranhamos nem a superfície. Não sei onde no meio de tanto sofrimento causado por doenças mentais, se encaixam os demonios. Sabiam que "demonio" é uma palavra que vem do grego e significa "divindade"? Curioso né?

Emilson Oak

0 comentários: