Estado de Coma

16:01:00 Fabiano L. Lemos 3 Comments


Coma!!
Para onde todas as pessoas caminham? Qual é o destino final, isto, se existir final? Quando olhamos um ente querido ou um estranho em coma, em condições mínimas de atividade cerebral e neurológica, muitas vezes nos passa o pensamento de que "já é uma casca vazia", pois não há mas atividade perceptível. Mas até então, estamos falando  do corpo, a materia, mas é a energia, aquela parte que já comentamos antes, intocavel e intangivel... Que iremos divagar um pouco. Agora parece tudo fantasioso e até maravilhoso. Mas quando nos damos conta dos mecanismos que o corpo e a mente executam apenas para ler essa curiosa pagina virtual, vemos o quão incrível é tudo isso. .Geralmente não percebemos nada, pois estamos ligados a uma infinidade de coisas que estão ao nosso redor nos desviando daquilo que deveríamos conhecer. Pois bem vamos a estes mecanismos então:

"Coma (ou comatose) é o estado no qual uma pessoa perde completa ou parcialmente a consciência, não tem reações nervosas, ou reage pouco ou nada a estímulos externos. O estado de coma é classificado internacionalmente por uma escala, conhecida como Escala de Coma de Glasgow, onde o coma mais profundo equivale a Glasgow 3, e o indivíduo orientado e que responde adequadamente a comandos verbais, dolorosos e luminosos (exame pupilar) é classificado como Glasgow 15."

A ciência busca respostas para tudo o que nos ocorre, vida após a morte, bilocação, telepatia, auto cura, etc. Algumas dessas questões ultrapassam aquilo que se pode testar num laboratório e passa para o misticismo, e assim segue, criando uma carapaça intocável e ficando cada vez mais longe do real conhecimento, mas independente de quem esteja estudando e da forma como se estuda, nós temos as respostas... Não aquelas fabricadas que correspondem ao nosso interesse, ligado a uma facção, seja ela científica ou mistica, mas a verdadeira, a universal. Nestas questões estão incluidos a Telemetria, Ufologia, Parapsicologia, Psicografia, Empatia, Clarividência, etc. 
Dentre tantas experiências que estão se equilibrando a espera de saber qual lado as deve estudar, há o EQM (Experiência de Quase Morte), com explicações das mais variadas formas e conceito, mas o que nos chma mais a atenção e o que nos "fere" mais, é o Estado de Coma. Afinal, o que será que acontece com a mente de quem está nesta situação? Bem, alguns médicos poderiam explicar que não há mais nada, já que a mente está num estado de "desligamento" da realidade, outros dirão que a pessoa vive numa espécie de sonho que não acaba... Existe também a explicação cristã, espírita e filosófica sobre isso. Mas se for diferente? E se não for um sonho? A mente tem recursos que a ciência ainda não descobriu e por isso não catalogou ou mesmo explicou. A vida que temos nos faz tomar decisões a cada segundo, algumas decisões são tão banais, que não nos damos conta delas, tais como tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, ligar o carro, comer, são atividades mecânicas que não nos importamos, não paramos para pensar nelas, e existem aquelas que mexem diretamente com nossa vida e com a de outras pessoas, é o que faz um médico, um policial, um bombeiro, um enfermeiro, um psicólogo, etc., e em nossa vida, vamos armazenando cada uma dessas informações em nosso "quarto de bagunças", o Mundo Mental.
Quando algo nos ocorre, e entramos em estado de Coma, por conta de um processo traumático ou induzido, vamos para este mundo mental e lá, encontramos tudo aquilo que guardamos... Pessoas, lugares, sons, desejos, medos, hesitações, momentos felizes, e muito mais. Uma vez que a pessoa está viva, ela em algumas ocasiões, tem contato com o mundo "externo", ou seja, de certa forma tem consciência do mundo externo (mas não está consciente) o que não seria errado uma pessoa conversar ou ler para aquele que se encontra neste estado... O que pode acontecer é que este procedimento pode servir de guia, ou de objeto de tomada de decisão para sair do Coma e "acordar". Como as pessoas tem acesso ao mundo mental, algumas poderão vir "diferentes", porque uma vez que estiveram lá, puderam desta vez, compreender e também aprender sobre aquilo que meramente armazenaram sem dar muita atenção, isso pode fazer com que o indivíduo retorne mais sóbrio, mais temeroso, mais tranquilo, mais espiritualizado, mais religioso, mais agressivo, ou seja, aquilo que viu, ouviu, ponderou, analisou e aprendeu no mundo mental, pode fazer a dirferença ao "acordar".
Mas como acontece isso? Bem, a mente o leva justamente para aquilo que foi armazenado e que chamou mais a atenção, ou seja, aquilo que foi mais importante, é o que serve de parâmetro para a busca do entendimento. Nós estamos o tempo todo, (na maioria de forma subconsciente), buscando respostas para tudo que nos ocorre, para o que há ao nosso redor e até mesmo o que vemos acontecer aos outros, e são estas perguntas que nos guiam nesta hora complicada. 
Nós vivemos de perguntas e respostas, e no nosso caso, uma não pode viver sem a outra. O momento difícil do Coma pode nos levar a busca dessas respostas, mas assim como nos leva a uma incrível "biblioteca" de informações, também nos faz ficar perdidos nela. Se não houver algo que nos "ligue" no nosso mundo dito "real", podemos ficar neste lugar que pode ser, maravilhoso ou um pesadelo, para sempre. Aquilo que lá guardamos, dependendo do que estávamos buscando, pode variar do paraiso ao inferno. A conversa, a busca de estímulos físicos (fisioterapia,carinho), a música, são de extrema importância para aquele que está vivenciando tal experiência, pois a pessoa está literalmente viajando em sua própria mente, está em contato com o que há de maior dentro de si, está em seu universo interior, e saindo de lá, pode nunca mais ser a mesma pessoa. 
Quando dormimos ou quando tomamos algum remédio forte o bastante para nos "derrubar", ou anestesia geral durante uma operação, podemos experimentar algo parecido, porém, infinitamente inferior, com o estado de Coma, pois nestes casos, caminhamos pela periferia da mente e não no seu interior. Pergunte-se então: O que há em seu mundo mental? O que voce guarda lá de tão fantástico e de tão horrível? Quais são suas perguntas que exigem respostas para que suas escolhas, suas decisões continuem?

A mente humana é um universo do qual não temos idéia de onde se inicia e onde termina. É também palco de um terrível pesadelo, cujas proporções não podem ser medidas. E de um paraíso profundo e maravilhoso, que escapa das leis da física, do tempo, das questões religiosas, políticas, culturais. Vive em si e para si. Nós, somos apenas meras ferramentas de experimentação.

3 comentários: