A Mente

08:52:00 Fabiano L. Lemos 0 Comments

                                                                              

A MENTE compreende a subconsciência a consciência, está relacionada a cognição, ao comportamento, nos faz poder interpretar o que vemos e ouvimos, ao sentimento, nos trás os desejos, nos faz sonhar, está ligada a inteligência, ao ego, ao superego, a nossa linguagem, a personalidade, aos sentidos, aos arquétipos, a nossa memória, intuição, entre outros. A mente engloba muitas funções do ser humano, e ainda assim, parecemos selvagens travestidos de seres evoluidos. Sei que parece forte dizer algo assim, mas vamos analisar a espécie humana... Lutamos por pedaços de terra, lutamos por ideologia política, lutamos por questões religiosas, lutamos por dinheiro, lutamos por gostos musicais, lutamos por gostos esportivos, lutamos por questões raciais, lutamos por questões economicas, lutamos pelo racismo social, lutamos pelo racismo cultural... Vemos pessoas morrerem de fome e ficamos traquilos porque temos comida, vemos pessoas fugirem sem destinos de áreas em guerra, mas ficamos felizes porque temos paz, vemos pessoas doentes e ficamos felizes por estarmos bem, vemos pessoas morrerem porque não tem dinheiro para o básico, mas ficamos felizes porque temos dinheiro para comprar o que quisermos, e pior, ficamos felizes quando damos uma esmola e nos sentimos salvadores do mundo, como se tivéssemos feito um grande trabalho... Sentimos necessidade de parecermos melhores do que somos, sentimos necessidade de sermos melhores que as outras pessoas, de vencer sempre, de parecermos mais bonitos, mais altos, mais perfeitos, mais inteligentes, mais capacitados... Capacitados?
Uma mente tão fantástica que pode elaborar teorias quânticas, estudar as dimensões, criar incríveis fómulas matemáticas para explicar o universo, viajar ao espaço, construir equipamentos de alta tecnologia apenas para facilitar o trabalho que poderíamos continuar fazendo do jeito antigo, pomos satélites no espaço, ora para espionar, ora para facilitar a comunicação ou mesmo observar o clima, podemos formular teorias sobre mundos dos quais nem temos acesso, podemos medir o volume e o peso de um planeta que esteja extremamente longe de nós... Podemos ver criaturas microscópicas como se estivessem no macro universo... Podemos conhecer por observação, a psicologia e os traços psicológicos de uma pessoa, podemos conhecê-la apenas analisando seus objetos, seu modo de falar, de andar, de gesticular, seus gostos, etc., mas não conseguimos com nossa "mente tão capaz", elaborar meios do ser humano viver em paz, mesmo sabendo que todos estão na mesma situação, e que todos são iguais, e logicamente dependem das mesmas coisas para viver, como comida, ar, água, sexo, sociedade. E também, que todos tem sonhos, medos, fantasias, etc.
Pergunto-me, se nossa mente não é individualista, e visa apenas sua própria existência, diferente do cérebro, que fica com a parte "pesada" do ser humano. Não seria esta mente, algo que atua em paralelo, não necessariamente em conformidade, com o cérebro? A mente e o cérebro podem provavelmente atuar cada um com seus objetivos próprios, e de forma conveniente, pois sabem que, um de certa forma, depende do outro, mas não são os mesmos... Não gostam das mesmas coisas.
O cérebro visa a manutenção e a existência do ser humano pelo que conhecemos fisicamente, a mente visa o conhecimento, a experimentação, e a própria existencia. Não falo de alma, espírito, ou coisas do gênero, mas sim da probabilidade de dois seres (não como algo humano) a MENTE e o CÉREBRO viverem dentro e as custas do corpo. Sei que pode parecer estranho e até absurdo pensar assim, mas porque não? Não estaria ai as questões psicológicas e psiquiátricas que envolvem o ser humano? O cérebro quer uma coisa e a mente outra, de forma que entram em conflito e nesta "guerra", o ser humano parece louco? O corpo não pode ser apenas uma ferramenta usada pela mente e o cérebro para que suas existências sejam validadas?
Será que a mente e o cérebro são individualistas, ou nós ainda somos criaturas primitivas nos fingindo ser evoluidas?
O QUE A MENTE É? Um ser individual? uma parte do cérebro que reage por conta própria? Somos nós mesmos nossa mente, e animamos o corpo? Será que somos uma mente que usamos mas não aceitamos o corpo e consideramos o cérebro obsoleto?
Pelo que vemos, a mente é mais do que meras discussões podem explicar, é algo que depende de muito conhecimento e principalmente das perguntas certas... Vamos continuar a fazê-las.
Heráclito com a compreensão cosmológica criacional (o consciente e o inconsciente - o SER e o DEVIR), Platão, Sto Agostinho, Karl Marx, Darwin, Freud, Helena Blavatsky, Jung, Descartes, John Locke, George Berkeley, entre muitos outros, fizeram dentro de suas linhas de raciocínio, as perguntas que levassem a elucidação deste mistério, cabe a nós, fazermos o mesmo e não esperarmos que outros descubram por nós.
Lembrem-se, perguntas certas, respostas certas. Pensem nisso.

0 comentários: