Algo sobre SUICÍDIO

16:31:00 Fabiano L. Lemos 3 Comments



Algo sobre SUICÍDIO

Algumas pessoas consideram o suicidio como ato de coragem ou de covardia, longe de julgar, estamos aqui para colocar o porque das pessoas cometem tal ato. Em minha experiência, em emergências de hospitais e ambulatórios de pacientes de tentativa de suicidio, percebemos os seguintes dados estatisiticos:: As mulheres tentam mais suicídio numericamente, que os homens, embora, os homens menos numericamente são os que conseguem mais "sucesso". Quanto a modalidade, temos as formas mais brutas, com os homens, exemplo: Tiros, facadas, preciptação de lugares altos, jogar se na frente de veículos, trens ou metrô.
E quanto as mulheres, resta a ingestão de remédios, calmantes ou antidepressivos, analgésicos e venenos.  Cortar os pulsos e gás. Quanto aos motivos, também diferem entre os homens: Dividas, desempregos,. drogas: abstnência e overdose, doenças incuravéis, e por último, questões amorosas, conjugais  e  surtos psicoticos psiquiatricos, ja entre as  mulheres, a lista de motivos se inverte drásticamente: Casos conjugais, desilusões amorosas, traições. Incompreensão dos pais e namorados, vem na frente entre as meninas. Cada vez é menor a faixa etária entre as meninas, pois, cada vez mais cedo, e por motivos também fúteis. Já houve casos ocorridos com meninas de 11, 12 anos. È deveras triste, mas, em quase todos os casos, percebemos a baixa estima, salvo em casos de personalidade bipolar, quando o perigo está justamente na fase maníaca, e náo na depressiva, como o senso comum pensa. Mas geralmente o que é esta baixa estima? Esta percepçâo errônea de si mesma e do que o cerca? Essa questão de finitude e de resoluções dos problemas de forma deseperada parece-nos a diretiva do avestruz? Devemos concordar que há muito no ser humano que nos faz pensar do porque, diante de tantas variedades, o ser humano cria pontos de depressão, e estes pontos indicam sempre para a auto destruição... Médicos vem lutando de maneira quase heróica contra os motivos que possam levar uma pessoa a se depreciar diante do mundo que a cerca. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas divergem ainda dos motivos que possam levar alguém a desejar desistir de tudo, existe também questões "religiosas" envolvidas nisso, mas sem peso clínico. Em parceria com estes profissionais de saúde, os terapeutas criam meios de "abrir" os olhos, por assim dizer, daqueles que possam se sentir menosprezados pela vida, e desiludidos de suas expectativas de futuro. Lembrem-se de que o que ocorre "fora", apenas incentiva o que já existe "dentro" de cada pessoa, portanto, o que for difícil para uma pessoa e fazê-la querer desistir, pode ser tomado como desafio por outra, e incentivar a continuar. O que há dentro destas pessoas de verdade? O que há em suas mentes? O que acontece com a criação que recebem que "talvez" os fragilizam para encarar o mundo? E acima de tudo, independente de teorias e "verdades" médicas, porque o SUICÍDIO?
O desejo de morrer por conta daquilo que julga impossível, tem referências com vivências passadas? Será que o que experimentamos em outras vidas, quer sejam elas até mesmo na fase da infância, corresponder com o que fazemos atualmente? Se o suicida conclui o seu desejo, o que acontece com ele depois, considerando a possibilidade de reencarnação? Ele voltaria a cometer o mesmo erro numa busca absurda pela redenção, ou o entendimento de seus atos? Talvez levar o assunto para este lado, faça algumas pessoas torcerem o nariz, pois vivem dentro de um sistema científico, onde não cabe o que não se pode provar, mas também existem aqueles que crêem e julgam que os atos de uma pessoa está diretamente ligado a sua vida anterior. Bem, discussões à parte, devemos compreender o que está acontecendo com as pessoas, afinal, esta discussão não é um campeonato de quem está certo ou errado, é sobre a vida e a forma como a entendemos e estabelecemos uma forma inteligível com ela. Porque dentre tantas possibilidades, o SUICÌDIO é sempre o mais viável nestas questões? Porque a desistência é considerada como forma de se resolver algo? O que realmente se pode aprender com o suicídio? Tänto para aquele que pratica, como para nós, que ficamos e para aqueles que "fracassam"? Devemos entender que existem pessoas que passam pela experiência da tentativa de suicídio, e por motivos pessoais, conseguem transformar o "fracasso" em segunda chance, passando a compreender o modo radical com que buscou fugir de seus problemas, infelizmente outros buscam incessantemente até conseguir... E depois? O que acontece? Pelo ponto de vista místico e científico; apenas acaba?

Emilson Oak

3 comentários:

Daniela disse...

Acho que a grande questão neste caso é porque que é tão fácil as pessoas se depreciarem ao invéz de acreditarem em seu potencial. Acredito que seja porque cada dia mais o mundo se torna mais consumista e as pessoas mais egoístas. É tão difícil hoje em dia encontrar pessoas que digam um simples bom dia com um sorriso no rosto, que sejam solidárias, que façam uma gentileza. Estão todos cada dia mais voltados para seus interesses pessoais, ganhar sempre e cada dia mais, que passam por cima do interesse de todos, que acabam isolados ou isolando pessoas. Mas eu acredito que cada pessoa tem o poder de mudar o seu mundo e torná-lo muito melhor e cheio de novas possibilidades, é um esforço diário e pessoal, eu estou fazendo o meu e posso dizer que está valendo a pena. Olhar o problema por outra perspectiva é um bom começo, a sensação de supera-lo é ótima. Enfrentar o problema é desafiador, desistir é fácil demais, o interessante é descobrir maneiras de resolver e seguir em frente, sempre!

Unknown disse...

também ñ sei indentificar si é um ato de coragem ou de covardia,mas ñ podemos julgar afinal ninguem sta livre de uma depressão.Por isso temos ai profissionais capacitados,e devemos recorrer a eles quando percebemos algo estranho com o nosso comportamento ou atè de pessoas proximas. ana azous DISSE...

Unknown disse...

Tambem ñ sei indentificar si è um ato de covardia ou coragem,mas ñ podemos julgar afinal ninguem sta livre de uma depressão,por isso temos q recorrer aos profissionais capacitados,quando percebemos algo errado em nosso comportamento ou atè mesmo em alguem proximo.